Botânica Delas: Graziela Maciel Barroso

Museu do Amanhã
2 min readApr 17, 2024

--

Júlia Fialho Soares

Doutoranda no PPG Educação da UNIRIO, bolsista da CAPES e autora do artigo “A promoção da igualdade de gênero na botânica: um olhar para as contribuições da professora e pesquisadora Graziela Maciel Barroso” nos conta sobre seu trabalho:

No Dia Nacional da Botânica, é impossível não lembrar de Graziela Maciel Barroso (1912–2003), professora e pesquisadora que contribuiu profundamente para a constituição dessa área do conhecimento em nosso país, trabalhando em prol da valorização da flora brasileira e dos pesquisadores e das pesquisadoras daqui. No artigo que escrevi para o I Prêmio Elisa Frota Pessoa, destaco sua contribuição especificamente para a promoção da igualdade de gênero na Botânica.

Foto/Acervo Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Graziela foi uma das primeiras botânicas brasileiras, mas viu cada vez mais mulheres tornarem-se suas colegas e alunas. Defendo que isso ocorreu porque ela auxiliou na abertura das portas dessa área a mais mulheres. Em primeiro lugar, por ter prestado concurso público para o cargo de naturalista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro na década de 1940, ter sido aprovada e ter permanecido na carreira de pesquisadora.

A botânica Graziela Barroso planta uma árvore no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, com colegas.

E, também, por ter se tornado professora no ensino superior e orientadora de discentes de Mestrado e Doutorado. Tanto a posição de pesquisadora quanto a de professora e orientadora no ensino superior eram ocupadas principalmente por homens. Sua história mostra que a promoção da igualdade de gênero nas Ciências se dá a partir da entrada e da permanência de sujeitos outrora excluídos nesses campos.

--

--

Museu do Amanhã

Explore nossas reflexões e leia por mais tempo sobre os amanhãs que queremos construir 🌎